sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Ciclo da Pele

Na semana passada estava lendo a revista inglesa Stylist quando me deparei com uma materia super interessante que discutia a influencia do ciclo menstrual na pele.

Segundo a revista, os hormonios influenciam na aparencia da pele dependendo da predominancia dos hormonios estrogenio ou progesterona. Acredito que isto seja mesmo verdade, uma vez que muitas mulheres notam um aumento de oleosidade e espinhas na sua pele alguns dias antes da menstruacao, algo que passa depois de alguns dias.

Por isto, eles criaram um modelo de cuidados para a pele dependendo do dia que voce estiver no seu ciclo menstrual. Irei traduzi-las para voces, mas para seguir as dicas abaixo, considere o primeiro dia como sendo o primeiro dia em que a sua menstruacao desce (desculpe ser tao especifica, sei que nem todo mundo gosta de conversar sobre menstruacao).

Dias 1 a 5 - Nestes dias o seu organismo tem uma grande queda de estrogenio e e comum sentir a sua pele mais ressecada. A queda de estrogenio faz com que o processo de producao de sebo da pele fique mais lento, portanto quem ja tem a tendencia para pele ressecada pode notar a pele repuxando nesta epoca. Para evitar este problema, nestes dias evite limpar a pele com muita forca e use um hidratante mais consistente. Mascaras hidratantes tambem sao bem-vindas nesta epoca!

Dias 6 a 12 - Com o seu nivel de estrogenio aumentando um pouquinho a cada dia a sua pele ja comeca a ter o seu nivel de hidratacao normalizado. Esta e a melhor fase para fazer tratamentos faciais, uma vez que voce deve estar dormindo melhor e a pele esta menos propensa a sensibilidade.

Dia 13 - Sabe quando voce acorda com a pele linda? Pois este e o dia no qual a sua pele esta na sua mais perfeita condicao. O seu nivel de estrogenio esta no seu nivel mais alto e nao so a pele tira proveito deste momento, como seu cabelo e olhos devem tambem estar mais brilhosos. Aproveite o bom momento e faca uma maquiagem leve, que realce o seu brilho natural.

Dia 14 a 28 - "The horror, the horror". Este e o momento quando os niveis de progesterona comecam a aumentar no seu organismo. O que isto significa na sua pele? Um aumento de oleosidade, principalmente na zona T. Para balancear os efeitos da oleosidade excessiva, passe a usar um sabonete liquido ou hidratante que tenha acido salicilico. Voce tambem pode ficar com o rosto mais inchado por causa da retencao de agua pre-menstrual, portanto use e abuse de tecnicas de maquiagem que ajudam a criar contorno no rosto, alem de um creme para a area dos olhos que ajude a desinchar.

O que voces acharam desta guia de cuidados seguindo o seu ciclo menstrual? Sao dicas importantes ou balela?

11 comentários:

Fernanda disse...

Pior que é assim mesmo, mas a minha pele também sofre muita influencia por conta do clima. Agora que o outono chegou firme e forte na Alemanha, a minha pele que era mista está super ressecada. Usar cremes que hidratacao mais potente só me dao espinhas... saco saco saco...

Beijos!
http://toocoldtobefashion.wordpress.com/

Anônimo disse...

é assim mesmo!!! adorei o post!!!!

Márcia disse...

Achei perfeita a matéria, pois é isso mesmo que acontece. O ideal é a que a gente ofereça os cuidados que a pele precisa de acordo com o período do mês, afinal, se o corpo e o humor mudam, é preciso adequar os cuidados também.

Blog da Núbia disse...

Adorei a postagem, vou tentar acompanhar minha pele dentro desse ciclo. bjs

Bruxa do Leste disse...

Muito interessante e objetivoa esta reportagem. Realmente, é assim mesmo! Obrigada por compartilhar, Beijos!

Ana Cris disse...

Gostei muito da reportagem. É bem assim que me sinto.eu sentia isso mesmo, mas achava que era só eu.rsrsr

Bjs

Anônimo disse...

não menstruo e minha pele é linda rsrsr.

carla maria

Laura disse...

Não é balela. É verdade.

Laura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adriana Rodrigues disse...

Lari querida,

Muito interessante a matéria e parabéns a vc, por nos trazer o tema com tais informações, que batem certinho.
Minha pele geralmente e seca e sensível, e como há estas variações, souobrigada a ter vários produtos para peles diversas, com o uso alternativo durante o mês, conforme minha necessidade.

Chega a ser engraçado, pois uso, a exemplo: Lipikar durante a fase pele seca, Effaklar na fase mista/oleosa, Toleriane, quando sensível (todos dermocosméticos da La Roche Posay), dentre muitos outros produtos, sim, porque estes são para limpeza, imagine o quanto a gente usa a mais: tônico, hidratante, filtro solar, anti rugas, séruns, óleos multi-uso etc.
O único produto comum durante o mês é a água termal, no mais...

Mas acredito que valha a pena, tentar equilibrar estas fases com alimentos saudáveis funcionais, pois interferem em cada fase do mês, da vida, e claro, uma massagem linfática manual feita em casa e/ou com a profissional.

Sem esquecer, que há incontáveis suplementos nutricionais, indicados por nutrólogos e/ou dermatologistas também ajudam a melhorar nossas fases metabólicas, emocionais, fisiológicas e outras.

Como nossa pele é o maior órgão do corpo humano é merecido tanto cuidado, pois vale a pena ser saudável, feliz e mais bonita, sem contar, que tanto cuidado, ainda traz conhecimento junto. Bom, né?!

Parabéns querida por trazer algo tão importante a nós mulheres e tão oculto para muitas.

Ótima iniciativa!

Bjjjjjjsss

Unknown disse...

Achei o maximo saber que voces tambem notam estas diferencas na pele dependendo em qual momento voce esta no seu ciclo menstrual!

Fico feliz em saber que voces gostaram da postagem.

Beijos,
Larissa